Fitcheck

Guia de bordo

Este guia tem o objetivo de te guiar nas primeiras etapas de uso com o Fitcheck® e também te trazer o entendimento mínimo para nossa plataforma.
Para seguir este guia passo a passo primeiro você deve ter adquirido nosso kit de avaliações contendo o Fitcheck®.
1º Criar conta Fitcheck®
Para utilizar qualquer recurso de nossa plataforma primeiro você precisa criar uma conta Fitcheck, você pode cria-la no botão abaixo.
2º Instalar o nosso aplicativo
Para realizar suas avaliações você precisará do nosso aplicativo, este aplicativo está disponível para IOS para dispositivos Apple™ e Android™ para demais dispositivos convencionais. Nosso aplicativo tem a capacidade de funcionar de maneira independente mesmo sem conexão com a internet o que possibilita melhor adaptabilidade para avaliações outdoor.

Google Play

Para instalar nosso aplicativo é necessário acessar esta página de download. Você verá uma página como esta:

Clique em “download it on Google Play”, logo após você será direcionado a página oficial de instalação na Google Play. Basta pressionar instalar e aguardar o processo de instalação. Agora basta abrir o aplicativo e utilizar o email e senha que você cadastrou para sua conta fitcheck. Note que este aplicativo está em modo de prévia por isso é necessário realizar algumas etapas a mais de instalação. Também é necessário em algum dispositivos acessar esta página acima novamente para verificar se não há nenhuma instalação.
3º Cadastrar o primeiro aluno(a)
Abra o aplicativo, ele está identificado pelo icone azul e com a tipografia FIT. Utilize para entrar o email e senha que você criou na primeira etapa deste guia. Nosso aplicativo em um primeiro momento irá buscar todas as informações relacionadas com a sua conta, geralmente leva apenas alguns instantes.
Após o carregamento você vai encontrar a sua lista de alunos que você já criou, é normal que ela esteja vazia neste primeiro momento pois você não criou nenhum aluno(a).
Pressione o símbolo de + para adicionar novo aluno e preencha o formulário.
4º Carregando e ligando o Fitcheck®

O Fitcheck® possui indicadores luminosos conhecidos como LED e através destes indicadores podemos obter as informações de conexão e bateria. A seguir vamos entender rapidamente como funciona.

Carregamento

Para carregar o Fitcheck® basta você conectar um carregador BIVOLT ao cabo USB e plugar no Fitcheck®. O carregamento do Fitcheck® dura apenas 2 horas o que é suficiente para mais de dois dias de avaliações. Não se preocupe pois ligar ou desligar o Fitcheck® não interrompe o carregamento. Ao carregar totalmente o Fitcheck® ele emite uma luz de cor verde em sua calda.

Indicadores de conexão

O Fitcheck® após ser ligado emite uma luz azul levemente intermitente e ao se conectar com o dispositivo emite uma luz azul bem mais intermitente.
5º Criar a avaliação
Agora com o aluno criado podemos acessar facilmente pressionando seu nome . , e seremos direcionados como na imagem abaixo.
Neste ponto podemos ver algumas informações básicas deste aluno e acessar todas ações relacionadas ao aluno pressionando o botão com três pontinhos no canto superior direito.
Logo abaixo podemos pressionar uma avaliação física para acessa-la ou também pressionar uma das caixinhas para realizar alguma ação em massa.
Para criar uma avaliação clique no símbolo + para adicionar uma nova avaliação.
e preencha os formulários de anamnse, protocolo e conexão para coletar os dados deste aluno.
A etapa de conexão é fundamental pois é nela que vamos designar as funções do dispositivo na avaliação. Atualmente nosso aplicativo é compatível com qualquer monitor cardíaco de relógio, cintas, de marcas como Garmin™ TomTom™ e etc, porém a precisão de cada dispositivo pode variar. Sempre recomendamos o uso de monitores cardíacos que são fixados no corpo através de uma cinta para obter a melhor qualidade na avaliação possível.
Primeiro verifique se a função de GPS e Bluetooth estão habilitadas no menu de configurações do seu dispositivo pois sem isso não é possível se conectar. Para conectar um monitor cardíaco pressione a caixinha contendo o símbolo de coração e para conectar o Fitcheck® pressione o símbolo de pulmão assim como na imagem abaixo:
Note que não é necessário realizar o pareamento convencional, os dispositivos se conectam apenas através do aplicativo.
Pressione iniciar a avaliação e você será direcionado para fase de coleta de dados. Nesta parte da avaliação o atleta deve estar com a cinta cardíaca conectada corretamente ao peito e também com a amarração do cabresto na cabeça, pressione o botão de play para monitorar as respostas fisiológicas em tempo real assim que o atleta estiver pronto, ou pausar caso ocorra algum imprevisto durante a execução do exercício.
Pressione também +pse para adicionar um marcador de percepção de esforço quando necessário.
Ao final da avaliação não esqueça de pressionar o botão de recuperação, a recuperação é um período de 2 minutos onde são registradas informações de resposta fisiólogicas importantes que apareceram no relatório em forma de gráficos e tabelas. Após os 2 minutos de recuperação pressione: finalizar e pronto sua avaliação está feita.
6º Resultados

Agora você pode ter acesso aos resultados através de www.fitcheck.com.br ou pelo aplicativo. Uma etapa importante antes de obter os resultados em avaliações de ventilometria é definir o ponto de limiar, clique no botão abaixo para saber mais sobre:

Tipos de relatório
O Fitcheck® possui quatro tipos de relatórios, você deve escolher qual o melhor que atende a sua necessidade. Os tipos são:
  • CSV ou XLS
  • PDF
  • PNG e JPEG
  • Online
Agora você está pronto para realizar suas avaliações, não deixe de estudar outros aspectos do Fitcheck® pois temos muito mais a explorar.
Se você ainda estiver com dúvidas ou algum tipo de problema não deixe de visitar a nossa central de ajuda online.